25 de jan. de 2011

História do casamento - Lembrancinhas de casamento


Oi meninas, hoje vou falar um pouco deste momento tão importante na vida de nós, mulheres.
Momento que nós planejamos todos os detalhes, porque sabemos que eles fazem a diferença.
Abaixo, segue a história do casamento. Espero que gostem deste momento "cultural".

Segundo os historiadores, a história do casamento remonta à Roma antiga, quando teria surgido a cerimônia religiosa com a presença da noiva, vestida especialmente para a ocasião, com destaque para as flores brancas e espinhos presos ao cabelo.

As flores representariam a felicidade e a vida longa e os espinhos afastariam os maus espíritos. Mais tarde foi acrescentado o véu, em referência à deusa greco-romana Vesta, protetora do lar, simbolizando a honestidade e a virgindade, virtudes imprescindíveis para uma boa prole e a continuação do “sangue”, segundo os costumes da época.

Foram os romanos também a criar um “direito do casamento”, instituindo a monogamia. Na idade média as mulheres perderam o direito de escolher seus maridos e isso ficou sendo uma decisão das famílias, que reservavam as meninas desde muito cedo para determinado parceiro.
O noivado ganhou muita importância, com a troca de alianças entre as famílias comprometidas mutuamente – e financeiramente – através do compromisso dos noivos. Nesta época o vermelho virou a cor preferida, simbolizando o sangue novo da nova família. Surgiram as celebrações suntuosas, tendo a rainha Vitória, na Inglaterra, usado o primeiro vestido de noiva tal como conhecemos hoje em dia. Ela também teria inaugurado o “casamento por amor”, o sentimento básico que deveria unir um homem e uma mulher.

A história do casamento é a história da reprodução da vida, sendo que a ele estiveram associados ritos e significados que expressavam esta preocupação: a pureza e a fidelidade, a família e a reprodução, a bênção e as oferendas, a descendência e a virgindade, o amor e o companheirismo. Alguns ritos religiosos mantém ainda hoje esta forte simbologia do casamento em relação à preservação da vida, principalmente entre as culturas indígenas.

Fonte: www.cpt.org.br


Como vocês viram o casamento surgiu há muitos anos atrás, antes como uma obrigação, hoje como uma forma de se unir a pessoa amada.
Neste momento tão especial na vida dos noivos, os padrinhos são de extrema importância, geralmente são escolhidos pelos noivos porque são pessoas especiais para eles.
Hoje os noivos presenteiam seus padrinhos de uma forma diferenciada demonstrando todo seu carinho.
A Liva Arts sugere alguns modelos de lembrancinhas para os padrinhos e pais dos noivos.

 


Canecas personalizadas pela Liva Arts

Um comentário:

Rose Quadros Cerimonial disse...

Bela postagem, querida! Parabéns!!!
Beijos mil!

www.noivabh.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...