28 de jan de 2011

Bem Casados - Receita

O bem-casado é repleto de lendas e tradições, esse doce representa a união de dois seres distintos se tornando uma só pessoa, selados pela compreensão e cumplicidade.
Tradicional e muito apreciado, consiste em unir com doce de leite duas partes de uma massa banhadas em uma deliciosa calda.
Os bem-casados são oferecidos a todos os convidados como uma lembrança, onde diz a lenda, que se antes de dar a primeira mordida ele fizer um pedido poderão compartilhar das bênçãos que contemplam essa união.


Receita de Bem casado


Ingredientes:
4 ovos
4 colheres (de sopa) de açúcar refinado
150 gramas de fécula de batata
1 colher (de sopa) de farinha de trigo
1 colher (de café) de fermento em pó
1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
1 colher (de café) de essência  de baunilha                                              
Raspas de um limão


Modo de preparo:

Bata os ovos com o açúcar refinado em batedeira bem potente tipo planetária por 10 minutos, ou 18 minutos em batedeira comum. Peneire a fécula, a farinha, o fermento e o bicarbonato. Na mistura de gemas, junte o limão, a essência e os ingredientes peneirados e mexa uma única vez. Coloque a massa do bem-casado com 2 colheres, pingando delicadamente com espaço. Asse em fôrma forrada com papel manteiga em forno 180º por 10 minutos, ou até os bem-casados começarem a dourar nas bordas. Retire do forno. Com a ajuda de uma espátula, retire o bem-casado ainda quente da assadeira e deixe esfriar. Una o bem-casado (dois a dois) com 1 a 2 colheres (de chá) de doce de leite ou creme de ovos, goiabada ou geléia de frutas e passe-os no açúcar de confeiteiro. Se preferir, faça uma pasta rala, com água e o açúcar de confeiteiro ou banhe em calda grossa de açúcar. Embeba o bem-casado e deixe secar.


Calda: 2 xícaras (de chá) de açúcar para
1/2 xícara (de chá) de água morna
Misture o açúcar na água morna. Mergulhe o bem-casado rapidamente e, aos poucos, nessa calda (sempre fora do fogo) e, com a ajuda de um garfo, vire-os para que fiquem molhados por inteiro. Escorra-os no próprio garfo, de encontro à panela, retire-os e coloque-os, de preferência, sobre uma grade para secar. Se for necessário, pingue um pouco de água morna na calda, durante o preparo, para evitar que resseque.

Recheio Tradicional: O recheio frequente é o leite condensado cozido na própria lata, em panela com água. Cuidado, não abra a lata com o doce ainda quente. Deixe esfriar.

Outra opção: leite, açúcar, baiunilha e bicarbonato de sódio. Para não pegar ou grudar na panela, usa-se 1 a 2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina culinária, dependendo da quantidade de líquido. Quando elaborado com 1 a 2 litros de leite, o recheio fica pronto em aproximadamente 1 hora. Com 9 a 10 litros, ferve durante 5 a 6 horas.

Dica:

 Quando for unir o bem-casado, coloque o recheio na parte que ficou em contato com a assadeira.

 


Um comentário:

Milena Medeiros disse...

Dei um voto legal.
Hummm- me deu água na boca...
To vendo que está diversificando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...